Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. È também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.
As áreas cafeeiras estão concentradas no centro-sul do país, onde se destacam quatro estados produtores: Minas Gerais, São Paulo, Espirito Santo e Paraná. A Região do nordeste também tem plantações na Bahia e a região Norte, em Rondônia.
A Concentração de café arábica se concentra em São Paulo, Minas Gerais , Paraná, Bahia e parte do Espirito Santo, enquanto o café robusto é plantado principalmente no Espirito Santo e em Rondônia.
Espécies de Café: Arábica e Robusta. Existe inúmeras variedades de café. No Brasil, conhecemos apenas estas duas.
O Café Arábica é cultivado em altitudes acima de 800m, sendo mais aromático, suave e levemente acido, tendo menor concentração de cafeína. Este é o mais consumido no Brasil.
O Café Robusta Apresenta um sabor adstringente( sensação de secura na boca), com pouco aroma, sendo mais resistente a pragas Possui um sabor amargo e maior concentração de cafeina.
Fonte: Associação Brasileira da Industria do Café
Nenhum comentário:
Postar um comentário