Você já deve ter escutado que é fundamental se alimentar antes de praticar uma atividade física, certo? Mas você sabe quais são os alimentos mais indicados para antes e depois da ginástica? Conversamos com a nutricionista Vanessa Leite, de Porto Alegre, para ajudar você a acertar na escolha e conquistar as curvas que sempre quis.
Por que é importante comer antes do treino?
Bem alimentado, o corpo responde melhor aos estímulos da atividade física - tanto para enxugar as gordurinhas quanto para ganhar músculos. "Quem treina em jejum (considerando ao menos 3 horas sem comer) corre o risco de perder massa magra e ainda sofrer de hipoglicemia, que é a queda de açúcar no sangue, podendo ficar fraca ou até desmaiar", explica a especialista.
Sempre preciso incluir carboidrato na alimentação pré-treino?
Sim, mas prefira os carboidratos integrais aos refinados. Evite alimentos como arroz branco, geleia e chocolate, pois dificultam a queima de gordura corporal. "O principal nutriente que dá energia é o carboidrato, por isso ele não pode faltar antes do exercício. Mas se desejar uma energia mais duradoura, o interessante é consumi-lo junto com uma proteína", conta. E lembre-se que a alimentação deve ser feita ao menos uma hora antes do treino.
E no pós-treino?
Depois do exercício, é fundamental consumir uma proteína -- nutriente é fundamental na construção dos músculos. "Se puder consumir um carboidrato junto com a proteína, melhor ainda. Assim, além de ficar durinha, você repõe os estoques de energia", diz.
Essa alimentação ajuda a emagrecer e a ganhar músculos ao mesmo tempo?
"Pode colaborar sim, dependendo do sexo, altura, treino, objetivo e da quantidade ingerida de alimentos", fala a profissional.
Devo beber água antes, durante ou depois do treino?
A água é vital o tempo todo: antes, durante e depois dos exercícios. "Bem hidratado, seu organismo responde melhor ao processo de emagrecimento, ganho de massa muscular e afasta as doenças", conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário