Transtorno alimentar caracterizado por períodos de compulsão , onde a pessoa ingere em curto espaço de tempo uma grande quantidade de alimento, e depois elimina o que comeu, induzindo o vômito( 90% dos casos) ou uso de laxantes, dietas inadequadas e até mesmo uso de drogas. Se diferencia da anorexia nervosa por envolver grande variação de peso, descontrole alimentar e por estar associado a depressão maior, enquanto o paciente com anorexia nervosa está associado com uma magreza excessiva, longos períodos sem se alimentar e transtornos de ansiedade.
Tem maior incidência entre os adolescentes. 90% atinge as mulheres.
Métodos dos pacientes com bulimia para perda de peso:
- Indução do vômito
- Jejuns prolongados;
- Uso de laxantes, diuréticos;
- Dietas ineficientes
Consequências para saúde:
- Fadiga
- desidratação
- Problemas nos dentes e Gengivas
- Ressecamento da pele
- Obstipação
- Irregularidade ou perda da menstruação
- Arritmia cardíaca
Motivos:
- Baixa autoestima;
- Ansiedade excessiva;
- Insatisfação constante com o corpo
Tratamento:
É multiprofissional, envolvendo tratamento psicológico, psiquiátrico e nutricional. Medicamentos antidepressivos podem ser úteis, especialmente se ocorrem distúrbios como depressão e ansiedade. Da mesma forma , a psicoterapia comportamental.
O Tratamento nutricional, visa reverter as alterações e promover hábitos alimentares saudáveis e melhor relação com o alimento. Divide-se em 02 fases: a educacional- que tenha como meta a regularização do hábito alimentar e a experimental, que propicia maior reabilitação nutricional e mudanças mais profundas no comportamento nutricional.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário