É o excesso de tecido adiposo associado ao aumento de peso. Baseado em tabelas de peso ideal e idade, se faz o cálculo do percentual de peso acima ou abaixo do considerado adequado.
Esta patologia está relacionada com a menor expectativa de vida em todos os grupos de populações.
A necessidade da correção de um caso de obesidade não está apenas no fato de eliminarmos um contratempo estético, mas sobretudo, nas patologias como diabetes, cardiopatias,pressão alta, problemas nas articulações, e até algumas formas de câncer que estão relacionadas como fator de risco.
O tratamento dietoterápico do paciente obeso fundamenta-se na perda do potencial energético, às custas de um regime alimentar hipocalórico.]
A redução calórica requer critério e acompanhamento de profissionais aptos ao desempenho desta função.
O cálculo de um regime alimentar deve ser individualizado, uma vez que as necessidades energéticas de cada organismo variam segundo fatores como: idade, altura, sexo, atividade físicas.
A terapia nutricional do paciente obeso tem como objetivos:
- Reduzir o peso através de dieta hipocalórica;
- Atender ás necessidades do paciente, no que diz respeito aos aminoácidos essenciais, ácidos graxos, vitaminas, sais minerais;
- Introduzir bons hábitos alimentares. O paciente deve mudar seus hábitos e não somente reduzir as calorias por um certo tempo;
- Elaborar uma dieta compatível com as condições sócio-econômicas do paciente;
- Atender aos horários e locais onde o paciente realiza suas refeiçoes;
- Manter o peso obtido após a conclusão do tratamento.
Atenção e cuidado: A todo momento, novas propostas de dietas para perda de peso são lançadas, algumas com a possibilidade de serem seguidas por curto período , outras porém incompatíveis com a boa condição nutricional.
Lembre-se: Não existe milagres! Para manter o peso dentro do desejável, a melhor opção é ter uma dieta balanceada com a prática regular de atividade física.
Fonte: Terapia Nutricional
Nenhum comentário:
Postar um comentário