Publicidade

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CAFÉ- Conheça um pouco mais ...


Atualmente, o Brasil é o maior produtor  mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. È também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.
As áreas cafeeiras estão concentradas no centro-sul do país, onde se destacam quatro estados produtores: Minas Gerais, São Paulo, Espirito Santo e Paraná. A Região do nordeste também tem plantações na Bahia e a região Norte, em Rondônia.
A Concentração de café arábica se concentra em São Paulo, Minas Gerais , Paraná, Bahia e parte do Espirito Santo, enquanto o café robusto é plantado principalmente no Espirito Santo e em Rondônia.

Espécies de Café: Arábica e Robusta.  Existe inúmeras variedades de café. No Brasil, conhecemos apenas estas duas.

O Café Arábica é  cultivado em altitudes acima de 800m, sendo mais aromático, suave e levemente acido, tendo menor concentração de cafeína. Este é o mais consumido no Brasil.
O Café Robusta  Apresenta um sabor adstringente( sensação de secura na boca), com pouco aroma, sendo mais resistente a pragas Possui um sabor amargo e maior concentração de cafeina.









Fonte: Associação Brasileira da Industria do Café

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Intolerância à Lactose


Intolerância á lactose é a incapacidade de digerir a lactose (proteína do leite), devido a ausência ou deficiência das enzimas digestivas. A digestão se torna difícil e a lactose chega ao intestino inalterada, onde  é fermentada por bactérias,desta forma produzindo gases.
A deficiência ou ausência da Lactase( enzima , que quebra a lactose). causa esta intolerância.
Há três tipos:
1.   Congênita: incomum, acontece logo após o nascimento.
2.   A que ocorre depois de doenças intestinais, como diarreia, bastante comum em crianças no primeiro ano de vida;
3.   Diminuição progressiva da capacidade de digestão da lactose. Condição frequente que aparece a partir dos 02 anos de idade até a fase adulta.

Sintomas: Diarréia, excesso de gases, dores abdominais.

Tratamento : substituição dos produtos que contém leite.

O que evitar: Leite de vaca, leite de cabra, queijo fresco, manteiga, requeijão, creme de leite, bolos , pudins, iogurtes( são mais tolerados)

Opções do leite para quem tem intolerância:
  • Leite fermentado;
  • Leite de soja;
  • Leite de arroz;
  • queijos brie, camembert, emmental ( são mais gordurosos e calóricos) , mas são mais tolerados.

A redução severa do consumo do leite , pode resultar em deficiência de cálcio. Por isso , consuma outras fontes desse nutriente, como: couve, brócolis, milho, beterraba, espinafre, alface, agrião, lentilha, feijão, quiabo, abóbora, semente de gergelim, soja, tofu (queijo de soja), aveia, peixes, gema de ovo.





Receita de Pão de queijo sem lactose:

Ingredientes:

01 copo de polvilho azedo
01 copo de polvilho doce
1/2 copo de água
1/2 copo de óleo
1 pitada de sal
100 gr de batata cozida e espremida
3 ovos inteiros

Modo de fazer:

1-Aqueça a água e o óleo, misture com os polvilhos , o sal e a batata;
2-Em seguida, acrescente os ovos, misture tudo até ficar uma massa homogênea;
3-Com auxilio de 2 colheres, faça bolinhas;
Coloque em uma forma e leve para assar em temperatura de 200ºC, até que fiquem dourados. Aproximadamente 20  minutos.





sábado, 12 de outubro de 2013

Câncer de Mama

O Outubro Rosa é um movimento internacionalmente conhecido e celebrado no mundo todo. Ele surgiu no século XX nos Estados Unidos, lançado pela Fundação Susan G.Komen for the Cure, que simboliza a luta contra o câncer de mama.
O símbolo escolhido para esta luta é o laço rosa, uma vez que a incidência de Câncer de mama é maior em mulheres do que nos homens. O Câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres, segundo o INCA( Instituto Nacional do Câncer).
No Brasil, 2,5% das mortes femininas são por causa do câncer de mama. Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença que tem cura se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, por falta de ações preventivas.

Prevenção: Toda mulher deve procurar o ginecologista uma vez por ano, para realizar exames clínicos e obter orientação preventiva sobre as diversas doenças que podem atingi-las.
  • Orientação médica preventiva;
  • Exame clínico;
  • Auto-exame;
  • Mamografia ( complementada ou não por ultra-sonografia das mamas).
Todas as mulheres após os 20 anos( com caso de câncer na família) ou após os 40 anos, devem realizar o auto-exame, uma vez por mês , para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.





quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Meditação durante treinos limpa mente e fortalece o corpo

Jennifer Armstrong e Patricia Julianelli, da http://exame2.abrilm.com.br/assets/sources/35/content_logo_runners.png?1307727077
São Paulo - Se você pudesse escutar o monólogo interno de um corredor, talvez ouvisse algo do tipo: “Deveria ter vestido mais roupa. O que vou comer no jantar? Ladeira! Esse tênis novo é bom. Macarrão? Preciso comprar macarrão. E azeite. Estou vestindo muita roupa.”
Os budistas chamam esse pingue-pongue mental de “mente de macaco” – são pensamentos aleatórios indo e vindo como um bando de primatas indisciplinados. É um estado natural para corredores que ficam felizes deixando a mente vagar por quilômetros. Porém, quando você começa a ficar estressado (por causa da prova que vem por aí ou pela vida de modo geral), esses macacos começam a fazer muito barulho (Por que me inscrevi nessa prova? Meus pés estão doendo! Estou com fome!), e pode ficar difícil render o seu melhor ou simplesmente curtir a corrida.
Os budistas têm um jeito de domar esses animais: meditação. No método tradicional, ficamos sentados e focamos na respiração para alcançar a paz de espírito. Mas você pode acalmar essa agitação mental enquanto corre. É o que afirma o líder espiritual indiano Sakyong Rinpoche, corridor e autor de Running with the Mind of Meditation (“Correndo com a mente da meditação”, em tradução livre). “A meditação reduz o caos interno e o estresse”, diz Sakyong. “Quando aplicamos isso à corrida o esporte se torna uma ferramenta que traz relaxamento e vitalidade. O corpo e a mente entram em harmonia, nos sentimos mais vivos e mais fortes.”
Desenvolver uma prática meditativa para a corrida leva tempo e, claro, treino. Mas, segundo o líder espiritual, ao aplicar alguns princípios básicos da meditação à sua corrida, você se sente — e corre — melhor instantaneamente.
Fique ligado
O primeiro passo é desenvolver consciência corporal: preste atenção na sua respiração, em como seus pés aterrissam no chão, como seus braços balançam. Se perceber alguma parte tensa (punhos fechados ou ombros levantados), relaxe-a. O designer carioca Mauricio Dias, de 44 anos, chega a quase dormir nos treinos regenerativos tamanha a paz alcançada com a meditação. “Presto muita atenção na respiração, inspiro pelo nariz e solto pela boca e chego a fechar os olhos. Libertar a mente acaba me deixando mais forte”, afirma.

Ouça seu corpo enquanto corre. Pense se algo relacionado à corrida (pernas doloridas) ou a seu estilo de vida (falta de sono) o deixa tenso. “Somos treinados para superar o desconforto. Mas se houver alguma coisa ruim que você possa corrigir ou, pelo menos, conhecer a origem dela, você fica mais relaxado e corre com uma postura melhor”, afirma Marty Kibiloski, maratonista e instrutor de meditação para corredores. Isso traz uma corrida mais eficiente, rápida e com menos chance de lesões.
Pense feliz
Pesquisas associam uma visão mais otimista da vida a um melhor rendimento esportivo. E afastar o diálogo interno negativo é um princípio-chave da meditação. Professores budistas pedem aos alunos que associem coisas negativas a nuvens passando no céu: uma nuvem passageira, por exemplo, é apenas isso — passageira. A paulistana Heloísa Weber, 26 anos, já era experiente na meditação quando começou a correr. Ela recorre às suas habilidades zen para manter a confiança em treinos e provas. “O grande lance é estar presente no aqui e agora. Eu começo fixando o olhar em algum ponto distante e observando a respiração e os batimentos. Então respiro mais profundamente, relaxo tensões nos músculos do rosto e ombros e continuo com o olhar fixo. Muitos pensamentos surgem, mas eu não ‘converso’ com eles, deixo passarem, como nuvens”, diz. Segundo ela, quanto mais profundamente você respira, mais relaxa e tem fôlego e energia.
Aceite o desafio
Ladeiras monstruosas, clima hostil, percursos monótonos. Esses fatores podem transformar uma experiência agradável em frustração — mas só se você permitir. “Toda corrida tem desafios”, afirma Sakyong. “É preciso ter coragem, não tentar evitar o tédio ou o desconforto, mas relaxar com as coisas do jeito que são.”

Tem uma prova importante no horizonte? A meditação pode ajudar a controlar o nervosismo, especialmente quando fatores externos entram em cena. Se a previsão era de clima ameno e a temperatura bate os 30ºC, foque na respiração, reduza um pouco o ritmo. Sente-se à sombra, se necessário. Essa pausa pode lhe dar mais energia para o resto da prova. “Corredores já têm estoques de força e resistência. A meditação ajuda a reconhecer essas qualidades e a colocá-las em prática”, diz Kibiloski.
Ame a corrida

No geral, corredores nutrem um constante sentimento de insatisfação, seja em relação aos tempos nas provas, seja em relação à distância percorrida. É bom querer melhorar, mas você também precisa valorizar o corredor que é hoje, ensina Kibiloski. Quando estiver correndo, pense em tudo de bom que está fazendo naquele momento — fortalecendo os músculos, produzindo endorfinas, tirando um tempo para si mesmo. “Apreciar a corrida cria uma identidade saudável”, diz Sakyong. “Não importa se sua vida está um caos.”

domingo, 15 de setembro de 2013

Alimentos probióticos


O que são? São considerados alimentos funcionais. São microorganismos, que exercem benefícios para saúde. Eles diminuem a quantidade de bactérias patogênicas no intestino e aumentam o valor nutritivo dos alimentos, pois há um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B, além do aumento da absorção de cálcio e ferro. São adicionados a alimentos como queijos, iogurtes, leites fermentados.
Os probióticos protegem a mucosa intestinal, metabolizando as fibras  e transformando-as em ácidos, diminuindo desta forma a quantidade de bactérias patogênicas. A manutenção do equilíbrio da flora intestinal é muito importante, por isso é indicado consumir diariamente.

Os iogurtes , são os primeiros alimentos que pensamos quando falamos em probióticos, mas prestem atenção, pois nem todos os iogurtes são probióticos. As bactérias que fermentam o iogurte normal não são consideradas probióticas, pois não chegam vivas ao intestino. identifique os iogurtes que contêm bifidobactérias ou lactobacilos vivos, ok?

Os probióticos também ajudam no tratamento de pessoas com intolerância à lactose( açúcar do leite). Os microorganismos hidrolisam a lactose e com isso , diminuem a formação de gases , edema e agressão à mucosa intestinal.

domingo, 8 de setembro de 2013

Alimentos funcionais




 são alimentos que produzem efeitos benéficos à saúde , além das suas funções nutricionais básicas.
  1. Abóbora: Rica em caroteno,  que lhe confere a cor alaranjada e é precursor da vitamina A. Tem ação antioxidante, que combate os radicais livres.
  2. Acerola: Rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, tem ação antioxidante, auxilia na formação do colágeno.
  3. Alho e cebola: Segundo estudos agem no organismo, reduzindo  incidência de tumores do estomago e intestino. Atuam nas doenças cardiovasculares e pressão arterial.
  4. Azeite: Atua na diminuição do LDL( colesterol ruim) e no aumento do HDL( bom colesterol).
  5. Aveia: Previne doenças cardiovasculares, atua na redução do LDL.
  6. Brócolis: possuem substâncias antioxidantes, que atuam na prevenção de diversos tipos de câncer.
  7. Cenoura:Rica em betacaroteno, precursora da vitamina A. Estudos mostram os benefícios em relação ao câncer de mama.
  8. Chá verde: Contém flavonoides, que segundo alguns estudos ainda não concluidos reduz a incidência de câncer de estomago
  9. Iogurtes e leite fermentado: Probióticos, que promovem o equilíbrio da flora intestinal.
  10. Maçã: Possui um antioxidante denominado quercetina , que atua nas doenças cardiovasculares e reduz a taxa de bactérias da boca, evitando desta forma as cáries.
  11. Mamão: Possui betacaroteno e fibras solúveis. Ajudando no combate aos radicais livres  e redução dos níveis de colesterol.
  12. Peixes: Omega 3, reduz a incidência de doenças cardiovasculares.
  13. Sementes de linhaça:Previne lesões em artérias , causada pelo acúmulo de gordura.
  14. Soja: Rica em proteínas,isoflavonas e acido fólico. Diminue os sintomas da menopausa.Redução dos níveis de LDL( colesterol ruim).
  15. Tomate: Possui licopeno, que lhe confere a cor vermelha e precursor da vitamina A. Estudos mostram que ajudam no combate ao câncer de próstata.
  16. Vinho:Possui resveratrol, que é responsável pela redução da viscosidade sanguínea. Antioxidante, com ação antiinflamatória e anticancerígena.

sábado, 31 de agosto de 2013

Dia Nutricionista-


Homenagem ao Profissional Nutricionista.


Nutricionista não se apaixona... alimenta sentimentos.
Nutricionista não faz exercício...queima calorias.
Nutricionista não bebe...lesa as células hepáticas.
Nutricionista não come doce...ingere CHO de alto índice glicêmico.
Nutricionista não lava louça...higieniza utensílios.
Nutricionista não faz comida...ensina a comer.
Nutricionista não come Kani...ingere peixe sabor sirí.
Nutricionista não tem dor de estômago...tem desconforto gástrico.
Nutricionista não toma remédio...utiliza famacos.
Nutricionista não tem desejos absurdos na gravidez...tem picamalácia.
Nutricionista não tem IMC normal...é eutrófica.
Nutricionista não é universitária...é profissional em treinamento!

Feliz dia do Nutricionista!



sexta-feira, 23 de agosto de 2013

DICAS PARA PELE



Nesta época , tome alguns cuidados com sua pele:
  • Beba muita água (no inverno é a época que a pele mais sofre os danos causados pelo frio e pela falta de umidade);
  • Evite ao máximo os banhos quentes (se possível, use sempre água morna, ou abuse dos hidratantes após o banho e óleos para banho);
  • Passe muito hidratante no corpo inteiro (rosto e corpo precisam de hidratação diária);
  • Aproveite sempre para passar o hidratante após o banho, principalmente se o banheiro ainda estiver com aquele vaporzinho. Assim, você estará com os poros abertos por causa do calor, e o hidratante penetrará melhor;
  • Não se esqueça de fazer esfoliação semanal no corpo e rosto. Assim, você retira as células mortas e abre caminho para a ação do hidratante;
  • Maquiagem - no frio, normalmente acordamos meio pálida e com olheiras enormes. De acordo com especialistas, basta lavar o rosto com água quente para que a vasodilatação decorrente torne a pele mais rosada e viçosa, apagando “parcialmente” as olheiras;
  • Use filtro solar sempre (não se deve esquecer que a radiação ultravioleta continua agindo no inverno);
  • De preferência aos cosméticos com a presença de silicone, ureia, alantoína, pantenol e ceramidas as formulações confere a proteção extra contra ressecamento e asperezas;
  • A época é ideal para se fazer procedimentos como peeling (marque sua consulta com seu dermatologista);
  • Para um relaxamento com sensação de descanso e renovação, a indicação é jogar algumas gotas e essência de eucalipto nas paredes e no chão do box durante um banho.








Fonte: Portal da Educação

domingo, 18 de agosto de 2013

Época de morango! Hum...delicia!!



É safra desta fruta deliciosa. De agosto à outubro encontramos  em abundância no mercado. Aproveite!
Além de saboroso e nutritivo , podemos utilizar em diversas preparações.
O morango é uma fruta delicada e contém muitas vitaminas e sais minerais. É rico em  flavonoides(antioxidante, que protege o organismo dos radicais livres)


Propriedades nutricionais:
  • 100 grs de morangos- contém 43 kcal;
  • Rico em vitamina C-  que fortalece o organismo( atua nas infecções, cicatrizações e ajuda na absorção do ferro)
  • Rico em vitamina A, E, B5 e B6
  • Rico em potássio- atua no sistema nervoso, tonicidade muscular,musculatura cardíaca.
  • Contém também magnésio e fósforo- atuam sistema nervoso e músculos;
  • Rico em fibras.
Por outro lado é uma fruta que recebe muito agrotóxico, prejudicial à saúde. Por isso, procure consumir os orgânicos!


Na hora da compra :

  • Eles devem estar vermelhos, talinhos verdes  e firmes, sem manchas ou partes amolecidas;
  • Devem ser guardados por no máximo 03 dias em geladeira, inteiros e sem lavar ( pois se guardados lavados , a água favorece o apodrecimento);
  • Lavar na hora do consumo( em água corrente e deixar de molho em solução com 01 litro de água para 01 colher de sopa de hipoclorito de sódio por 30 minutos).

Na culinária:

  • Excelente  para preparar bolos, sucos, sorvetes, vitaminas, tortinhas, geléias.


domingo, 11 de agosto de 2013

Dicas rápidas de Cozinha

Estas dicas vão ajudar muito na cozinha.

Dicas :

1- Nunca utilize margarina, manteiga ou ovos gelados em suas receitas. Eles devem estar à temperatura ambiente, para não alterar a consistência da massa;

2-O Feijão fica mais macio se você colocar algumas gotas de azeite , enquanto ele estiver cozinhando;

3-Para a macarronada ficar mais saborosa, coloque na água além do sal e do óleo para cozinhar , um galhinho de salsa;

4-Para esquentar arroz já cozido, basta coloca-lo num escorredor dentro de uma panela com três  ou quatro dedos de água. Deixa a agua da panela ferver alguns minutos para que o arroz fique quentinho e soltinho;

5-O bolo de chocolate ficará mais leve e com uma cor bonita se você acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio;

6-Para que a espiga do milho não fique dura, nunca cozinhe com sal. Cozinhar em água sem sal, e depois de cozida deixar em água com sal;

7-Na falta do catchup, substitua por uma mistura de purê de tomate, com açucar e vinagre;

8-Para descascar alho: deixe os dentes de alho de molho em água durante dez minutos. As casquinhas se soltarão facilmente e não ficará com cheiro de alho nas mãos;

9-A Beterraba não perderá a cor , cozida com a casca e um pedacinho do caule;

10-Antes de descascar o chuchu, passe um pouco de óleo nas mãos, assim a " baba" não grudará nas suas mãos;

11-Quando cozinhar hortaliças de cheiro forte, como a couve-flor e o repolho, acrescente à água uma colher de sopa de leite;








quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O que comer na TPM ?

Irritação, depressão, inchaço, dores, sentimentos aflorados, o que fazer para melhorar estes sintomas da TPM?  É importante saber quais os alimentos que devem ser consumidos e quais os que devem ser evitados neste período.

EVITAR:

  • Refrigerantes à base de cola, cafe, chá mate: Ajudam a reter liquido.Devido a cafeina, podem causar insonia, aumentam a irritabilidade;
  • Embutidos: contém muito sódio que ajudam a reter líquidos;
  • Frituras: Prejudicam o funcionamento do intestino, aumentando o mal estar;
  • Bebidas alcoólicas, sal em excesso: Retém líquidos.


IDEAL:

  • Beber bastante água, que ajuda eliminar as toxinas e diminui a fadiga;
  • Ingerir frutas e vegetais ( principalmente a couve , que ajuda a melhorar o humor e a banana que é rica em magnésio e complexo B, que ajuda a regularizar o organismo de um modo geral);
  • Cereais integrais ( Pão integral, aveia, linhaça) - rico em fibras , ajudam equilibrar o organismo;
  • Castanhas: combate a retenção de líquidos, eliminam os radicais livres, por serem ricas em ômega 3.


 O Chocolate pode ser consumido para aliviar a tensão pois libera a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar. O ideal é consumir o chocolate amargo , com 70% de cacau(rico em flavonóides , antioxidantes que são aliados à saúde)
 Praticar alguma atividade física, é muito importante para ajudar neste período de tensão. Alivia a irritação, melhora auto-estima, dá a sensação de bem estar, devido a liberação da endorfina, durante a atividade.

Estas são algumas dicas para ajudar neste período tão incômodo! 

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

5 de agosto- Dia Nacional da Saúde


 O importante é cuidar da nossa saúde diariamente! Mas a data foi instituída para promover a conscientização da população sobre os cuidados que devem ter com seu corpo, com sua saúde. A saúde depende de um equilíbrio do  nosso organismo  (físico e orgânico). Este equilíbrio é adquirido com uma boa alimentação á base de verduras,frutas, proteínas,carboidratos, pouca gordura e muita água, com a prática de atividades físicas,lazer e cuidados pessoais.


Vale à pena visualizar  novamente os assuntos do blog. Navegue e Cuide-se!!!



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Alimentos que estimulam o desempenho sexual





Estes alimentos aumentam a circulação sanguínea, atuam no sistema nervoso central, aumentam a produção dos hormônios sexuais, estimulam a sensação de prazer. 
Os alimentos afrodisíacos são aqueles que aumentam o desejo e melhoram a performance sexual.

Alguns alimentos que aumentam o desejo sexual:
  • Ostras: Ricas em zinco, cobre, iodo, ferro, vitaminas A, B,C e D. O zinco é um mineral que ajuda na formação de testosterona( hormônio masculino). A Vitamina B3 é vasodilatadora, provoca a liberação de histamina e aumenta a secreção vaginal.
  • Amendoim: É uma oleaginosa, rico em vitamina B3 e E. Vitamina B3, é vasodilatadora, melhorando a circulação sanguínea na região do órgão sexual. A Vitamina E, ajuda na produção dos hormônios sexuais.
  • Mel: Ajuda o organismo utilizar o estrogênio ( hormônio feminino) e aumenta os níveis de testosterona.
  • Mamão: Contém vitaminas do complexo B e A, estrogênio natural( aumenta o apetite sexual).
  • Banana: Rica em magnésio  e vitaminas do complexo B, que promove a vasodilatação.
  • Gengibre: Estimula a lubrificação feminina e prolonga a função erétil, devido ação estimulante.
  • Pimenta vermelha: Aumenta a circulação sanguínea, batimento cardíaco.
  • Alho: Aumenta a libido feminina, age na circulação sanguínea, dando sensação de corpo aquecido.
  • Chocolate: Aumenta a produção de serotonina que aumenta a sensação de prazer e felicidade.




Lembre-se: O estresse, excesso de álcool, diabetes, excesso de peso, problemas cardíacos, desequilíbrios hormonais e o uso de drogas, reduzem o prazer. Por isso , cuide-se!!






Lanches para antes e depois do treino


Você já deve ter escutado que é fundamental se alimentar antes de praticar uma atividade física, certo? Mas você sabe quais são os alimentos mais indicados para antes e depois da ginástica? Conversamos com a nutricionista Vanessa Leite, de Porto Alegre, para ajudar você a acertar na escolha e conquistar as curvas que sempre quis.

Por que é importante comer antes do treino?
Bem alimentado, o corpo responde melhor aos estímulos da atividade física - tanto para enxugar as gordurinhas quanto para ganhar músculos. "Quem treina em jejum (considerando ao menos 3 horas sem comer) corre o risco de perder massa magra e ainda sofrer de hipoglicemia, que é a queda de açúcar no sangue, podendo ficar fraca ou até desmaiar", explica a especialista.

Sempre preciso incluir carboidrato na alimentação pré-treino?
Sim, mas prefira os carboidratos integrais aos refinados. Evite alimentos como arroz branco, geleia e chocolate, pois dificultam a queima de gordura corporal. "O principal nutriente que dá energia é o carboidrato, por isso ele não pode faltar antes do exercício. Mas se desejar uma energia mais duradoura, o interessante é consumi-lo junto com uma proteína", conta. E lembre-se que a alimentação deve ser feita ao menos uma hora antes do treino.

E no pós-treino?
Depois do exercício, é fundamental consumir uma proteína -- nutriente é fundamental na construção dos músculos. "Se puder consumir um carboidrato junto com a proteína, melhor ainda. Assim, além de ficar durinha, você repõe os estoques de energia", diz.

Essa alimentação ajuda a emagrecer e a ganhar músculos ao mesmo tempo?
"Pode colaborar sim, dependendo do sexo, altura, treino, objetivo e da quantidade ingerida de alimentos", fala a profissional.

Devo beber água antes, durante ou depois do treino?
A água é vital o tempo todo: antes, durante e depois dos exercícios. "Bem hidratado, seu organismo responde melhor ao processo de emagrecimento, ganho de massa muscular e afasta as doenças", conclui.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Dançar faz bem!

Vocês não imaginam  quantos benefícios a dança nos proporciona! Dançar é uma atividade comprovadamente terapêutica.


Benefícios da dança:
  • Convívio social- ajuda na timidez;
  • Melhora auto-estima;
  • Melhora coordenação motora, agilidade 
  • Ajuda na perda  e manutenção de peso ;
  • Melhora a flexibilidade , desenvolve a musculatura corporal;
  • Ajuda no equilíbrio e reflexos;
  • Disciplina ;
  • Memoria , pois tem que  decorar os passos e coreografias;
  • Melhora a ansiedade e depressão, pois ocorre a liberação de endorfina .  
Dançar  durante 01 hora , no minimo três vezes por semana , equivale a caminhada. È uma atividade aeróbica. Portanto lembre-se de que , qualquer atividade antes de ser  iniciada , a pessoa deve passar por uma avaliação médica, ok?

Então o que está esperando? Vamos dançar!












sábado, 27 de julho de 2013

O que comer à noite?


A noite requer alguns cuidados com a alimentação. Pois além de atrapalhar seu sono, os alimentos ingeridos podem levar à ganho de peso. O ideal é incluir no cardápio alimentos que auxiliem no processo de relaxamento. 
A noite nosso metabolismo desacelera, consequentemente gastamos menos energia. Ingerir alimentos três horas antes de ir dormir é importante para que o organismo tenha tempo suficiente para digestão. Dormir logo após realizar a refeição, pode ocasionar desconforto como azia, gases, sensação de estômago pesado.

Alimentos ricos em triptofano, Vitamina B6 e magnésio, devem ser ingeridos a noite , pois auxiliam  na liberação da serotonina ( neurotransmissor) que melhora o humor , combate a insonia.

 Alimentos ricos em triptofano : 
  • Leite desnatados, carnes magras, leguminosas, nozes.
Alimentos Ricos em vitamina B6 e Magnésio:
  • Frango, atum, cereais integrais, sementes de gergelim, tofu.
Bebidas que auxiliam para um sono tranquilo:
  • Chá de camomila, tem ação calmante;
  • Leite quente- rico em triptofano;
  • Suco de cereja- é relaxante devido a melatonina
Alface é excelente para ser ingerido à noite, além de leve tem efeito calmante.

Os carboidratos contribuem para a produção de serotonina, que combate a ansiedade e afasta a insonia. Portanto podem ser ingeridos,pois o que leva ao aumento de peso é a falta de controle na ingestão de calorias; é comer exageradamente. 

Evite:
  • Alimentos gordurosos e de difícil digestão, como carnes vermelhas, queijos amarelos, cremes;
  • Bebidas ricas em cafeína como, chá preto e mate, café, refrigerantes.


Lembre-se:
  • Faça sua ultima refeição no minimo 03 horas antes de ir dormir;
  • Faça uma refeição leve , com alimentos citados acima, que contribuem para um sono tranquilo.


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Cascas, Talos e Folhas- Experimente!

As vezes por preconceito ou falta de hábito esses alimentos são desprezados. Experimente fazer refogados com as folhas de beterraba, cenoura e abóbora; Com as cascas de frutas você pode fazer saborosos e nutritivos sucos. Até as cascas de batatas, bem lavadas com escovinha, podem virar um aperitivo.
O aproveitamento destas partes de frutas e verduras significa uma grande economia no orçamento doméstico e é importante saber controlar este desperdício. Além de ter novas opções, estará enriquecendo sua alimentação.

Particularidades:

Folha de beterraba: Possui grande quantidade de cálcio, ferro, vitamina C e , em maior quantidade vitamina A, quando comprada com a raiz.

Folha de Brócolis: Possui grande concentração de vitamina A. Nas flores existe maior concentração de cálcio e fósforo.

Folha de Nabo: Possui maior concentração de hidratos de carbono, cálcio, fósforo, vitamina A e vitamina C que a raiz.

Folha de Rabanete: São ricas em cálcio, vitamina A e C, em relação à raiz.

Talo de Couve: Possui quase que as mesmas quantidade de hidratos de carbono, proteinas que as folhas.

Talo de Espinafre: Teor de nutrientes entre folhas e talos são semelhantes( ferro, fósforo, cálcio e vitamina A e B).

Receitas:

Sopa de Talo de couve
Ingredientes:
Talos de um maço de couve
2 batatas médias picadas
1/2 cenoura média picada
1 tablete de caldo de galinha
Cheiro verde á gosto

Modo de fazer:  Pique em rodelinhas o talos de couve, as batatas e as cenouras.  Coloque-os em uma panela, com o tablete de caldo de galinha dissolvido em 1 1/2 litro de água.Deixe cozinhar , após acrescente o cheiro verde.

O talo de couve  pode ser substituído pelos talos de espinafre ou brócolis.

Folhas de rabanete refogada
Ingredientes:
01 maço de folhas de rabanete
01 cebola picada
óleo 
sal  a gosto

Modo de fazer:  Lave bem as folhas, corte-as e reserve-as. Refogue a cebola no óleo até que fique dourada; Junte as folhas cortadas, acrescente o sal e deixe refogar bem.

As folhas de rabanete podem ser substituídas pelas folhas de beterraba, brócolis, nabo.

Corredores devem cuidar dos olhos


De acordo com estudo, corredores possuem mais chances de ter problemas de visão, principalmente os que praticam esportes ao ar livre.


A falta de proteção adequada aos olhos pode originar lesões oculares irreparáveis, especialmente naqueles que treinam ao ar livre”, diz o professor e oftalmologista da Universidade Politécnica da Catalunha, Jorge Cazal.

Não importa a época do ano. É sempre bom manter uma proteção adequada porque os olhos são um dos órgãos mais delicados do corpo humano. Logicamente, o corredor está mais exposto às radiações do sol (UV) do que o resto da população.

As possíveis lesões oculares podem ocorrer devido a várias causas relacionadas com à incidência do sol, à estação do ano, o reflexo da luz no ambiente e à exposição contínua aos raios ultravioleta (UV). A radiação UV mais perigosa é a do tipo B, e ficar muito exposto a ela pode causar fotoqueratite, ou seja, uma inflamação da córnea, bem como a degeneração ou espessamento da conjuntiva (membrana mucosa presente no olho) e lesões na retina.

O médico afirma que as lentes de contato podem proteger contra os raios solares. “Os óculos são os protetores mais difundidos, mas as lentes de contato se adequam em qualquer esporte. Muitas vezes os óculos podem gerar desconforto e nos esportes de contato,até causar lesões. As lentes atuais filtram a fração nociva da luz ultravioleta e são suficientes para proteger a retina e córnea," acrescenta o especialista, mas reconhece os óculos protegem também a área externa dos olhos e são mais práticos.

Na hora de comprar qualquer dispositivo ocular, certifique-se que ele tenha filtro solar contra a radiação ultravioleta de no mínimo 70%.

Fonte: Runners

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ervas e Especiarias


Usadas de maneira adequada e em quantidades corretas, estes condimentos  transformam a   nossa culinária em verdadeira arte. Enriquecem o sabor dos alimentos.
Vamos hoje , colocar as características e o uso de algumas das diversas ervas  e especiarias utilizadas. 

O que são ervas aromáticas?
As ervas aromáticas, são normalmente tiradas das folhas de diversas plantas. Devem ser usadas frescas, com exceção do orégano, que quando seco ,evidencia mais o aroma.

As ervas mais usadas são: manjericão,manjerona,tomilho,louro,orégano,salsa,coentro,sálvia, hortelã.
  • Manjericão: Encontra-se fresco ou seco, tem aroma levemente adocicado.  Usado em tomates, tanto nos molhos, como nas saladas, aves, peixes, sopas, carnes de vaca e de vitela.
  • Manjerona: Folha larga ou folha pequena. Usada em  peixe grelhado ou assado recheios de aves, e legumes cozidos.
  • Tomilho: Tem folhinhas miúdas, de cor verde escura. Indicado para as carnes, aves, legumes, molhos, sopas , pratos a base de ovos e queijos, ou peixes.
  • Louro: Frescos, ou secos ( em pó ou folhas). Folhas verdes, ovais . Tempero muito usado no feijão, ensopados, assados, marinados.
  • Orégao ou orégano: É encontrado principalmente seco. Dá mais sabor nos molhos de tomates, saladas e frutos do mar.
  • Salsa: Melhor consumir fresca, quando seu aroma fica mais acentuado.Usada para temperar vários tipos de pratos (molhos, carnes, caldos, omeletes) além de ser utilizada na decoração dos pratos.
  • Coentro: Sabor bem acentuado. Perfeito para peixes, moquecas, 
  • Sálvia: Indicada para peixe assado e canapés á base de queijo
  • Hortelã: É encontrada fresca. Enriquece pratos a base de queijos, carnes, legumes, e várias sobremesas, além de ser decorativa principalmente em drinques

O que são especiarias?
São retiradas das raízes, cascas, botões e frutos das plantas.

As especiarias mais usadas são: cravo, erva doce, gengibre, gergelim, colorau, noz-moscada, papoula, páprica, pimenta do reino, Canela

  • Cravo: Encontra-se inteiro ou em pó, seco. tem aroma doce e forte. Usado em doces, compotas, pães , biscoitos, .
  • Erva-doce: Encontra-se em sementes. É muito usada em bolos, biscoitos , pães e devido suas qualidades terapêuticas em chás.
  • Gengibre: Raiz utilizada em doces, massas folhadas e bebidas quentes.
  • Gergelim: Pequenas sementes brancas ou pretas, originárias da Ìndia. É utilizado nos preparos de bolos, pães, pratos s´rio-libaneses , chineses.
  • Colorau: È de uso decorativo, não interfere no sabor dos alimentos, deixa os pratos com uma cor avermelhada.
  • Noz-moscada: Sabor adocicado. É encontrada em sementes, ou em pó, mas ´pe melhor moer na hora que for usar. Indicada para doces, bebidas á base de chocolate, carnes, legumes, frutas assadas ou cozidas. 
  • Papoula:Minusculas sementes de cor azul-acinzentada, com aroma suve. Usada para pães doces ou salgados, recheios para tortas, sobre queijos frescos.
  • Páprica:Feita com sementes moidas do pimentão., pode ser doce ou picante. Dá cor e sabor ao prato. Deve ser conservada na geladeira. Usada nos molhos, ovos, legumes, frangos
  • Pimenta Reino:Picante. Usada em vinha-d'alhos para temperar diversos pratos(carnes, molhos, legumes)
  • Canela: Em pó ou em lascas. Utilizada em doces, bebidas quentes ou frias.

Vamos deixar nossos pratos mais saborosos? Vamos criar, que tal?
Utilizando estes condimentos, além de deixar os pratos mais saborosos, consegue-se reduzir a quantidade de sal, pois todos estes temperos, evidenciam o sabor dos alimentos.

sábado, 20 de julho de 2013

Fatos curiosos sobre corrida - LiNutri Running

Olá!

Lendo diversas opiniões pela web a fora e, acrescentando uma pitada pessoal, o post de hoje traz alguns fatos curiosos (e verdadeiros) para quem já pratica corrida e mesmo para quem está iniciando.


  • Uma hora de corrida, moderada, pode fazer você queimar entre 500 e 700 kcal. É um número excelente, já que na média as pessoas ingerem cerca de 2000 kcal;
  • A corrida melhora sua pressão arterial;
  • Você passa a achar 10 km uma distância pequena;
  • Você chega a beber 3 litros de água por dia, sem perceber (o que é ótimo);
  • Você sabe as distâncias por onde passa, com mais precisão que um GPS;
  • Passa a saber mais sobre joelhos que seu médico (a maioria só pensa que sabe );
  • Fica incomodado quando alguém fala que qualquer corrida é uma maratona;
  • Acorda pela manhã mais disposto que todo mundo;
  • Vai dormir melhor que todo mundo;
  • Você terá 60% menos chances de ter Alzheimer;
  • A música certa pode fazer você correr 15% a mais;
  • Um par de tênis pode aguentar cerca de 600 km de corrida;
  • Correr, provavelmente, fará você fazer novos amigos!



E aí, vamos correr?


.

Frutas exóticas


Estas frutas dificilmente fazem parte da nossa lista de supermercado. Mas deveriam, sabe por que? São ricas em antioxidantes, vitaminas, que fazem um bem enorme ao nosso organismo!
Conheça algumas destas frutas.


Pitaia

Conhecida como fruta-do-dragão, é nativa da America do Sul.
Características: 
1-Tem polpa gelatinosa, que protege a mucosa gástrica;
2-Rica em vitamina A e C;
3-Suas sementes não são removíveis, tem grande poder laxativo, por isso não deve ser consumida em grande quantidade
4-Tem sabor adocicado. 
5-Bom para fazer sucos e geleias


Kiwano


Conhecido como melão com chifres. Cultivado na Califórnia, Chile, Austrália e Nova Zelândia



Características:

1-Rico em vitamina C, portanto importante para o sistema imunológico;
2-Contém muita fibra;
3-Sabor agridoce;
4-Por ser rico em fibras , ajuda no controle da obesidade.


 Longan

   Origem Asiática








Características:

1-Rica em Ferro e Vitamina C. Por  rica em ferro , ajuda na anemia e por conter vitamina C, ajuda na fixação do ferro no organismo.
2- Tem sabor adocicado, lembrando o melão
3-Ideal consumir in natura ou como suco.



 Tem muito mais... Rambutan, Ackee, Magosteen, Durian, Mãos de Buda.  Vamos continuar nas próximas publicações

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Ameixa seca excelente para saúde

É um alimento obtido por meio da desidratação da ameixa por ar seco a 85-90º por 18 horas. É considerada um alimento funcional devido, principalmente , ao seu poder laxativo. As ameixas secas contêm cerca de 6,1 g de fibra por 100 gramas.
Seu poder laxativo pode ser explicado pelo alto conteúdo de sorbitol (um tipo de açucar que estimula o trabalho intestinal e ajuda na constipação( prisão de ventre), já que seu suco perde as fibras( que também exerce este poder) ao ser coado.
As ameixas secas são boa fonte de energia na forma de açucares simples, embora não provoquem um rápido aumento da glicemia, provavelmente pelo conteúdo de fibras, sorbitol e frutose.
Excelente quantidade de substâncias fenólicas é encontrada nas ameixas, que podem contribuir para o efeito laxativo e absorção da glicose.

Contém também:
  • Potássio(745mg/100g) - que é benéfico para a saúde cardíaca;
  • Boro (2 a 3g/100g)- quantidade recomendada por dia;

Outros benefícios:
  • É antioxidante- Possui compostos fenólicos(substâncias antioxidantes)
  • Ajuda na prevenção do câncer e doenças cardiovasculares- Estudos mostram que o suco da ameixa seca reduzem os níveis de colesterol e inibem a proliferação de células cancerosas
  • Reduz os efeitos da osteoporose-Estudam mostram que, quem consome o suco de ameixa seca, apresenta densidade mineral óssea significativamente maior.
  • Ajuda a combater anemia- aumenta a absorção do ferro


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Hipotireoidismo e alimentação



A Tireoide é uma glândula muito importante para o bom funcionamento de todas as células do corpo.
A Tireoide produz T4 que se transforma dentro das células em T3 . O T3, age praticamente em todos os órgãos, estimulando várias funções. No coração: controla os batimentos cardíacos: Intestino: controle os movimentos peristálticos;  No Cérebro, atua na memória, humor. T3 estimula o metabolismo .
O Hipotireoidismo  é um distúrbio hormonal , que desacelera o metabolismo e pode causar o aumento de peso.

Sintomas do Hipotireoidismo: 
  • Cansaço; 
  • Depressão;
  • Pele ressecada e fria;
  • Cabelos ásperos;
  • unhas quebradiças;
  • Constipação intestinal;
  • Anemia;
  • Fadiga, sonolência
  • Ganho de peso

O principal nutriente para o bom funcionamento da tireoide é o iodo. A Glândula utiliza este mineral, para a produção dos hormônios. Uma dieta adequada fornece 150mcg (microgramas) por dia de iodo, quantidade suficiente para uma adequada produção de T3 e T4.

O Importante é fazer várias refeições ao dia. No minimo 5. Comer fracionado e em pequenas quantidades ( poucas calorias), ajuda a estimular o metabolismo.


Alimentos que devem ser ingeridos no hipotireoidismo:
  • Peixes de águas salgadas( sardinha, atum, cação e badejo), que fornecem boa quantidade de iodo e cálcio,que favorecem o bom funcionamento do organismo e da tireoide.Consumir: 01 porçao ( 120grs) três vezes por semana.
  • Frutos do mar ( ostras, lagostas, camarões) são riquissimos em iodo. Também fornecem cálcio , importante para tireoide, pois tanto o T3 e T4, atuam diretamente nos ossos e cartilagem. Consumir 01 porção de 120grs duas vezes por semana.
  • Leite- fonte de cálcio, além de iodo.
  • Gema de ovo- além de iodo, contem vitamina D, que quando baixa  compromete ação dos hormônios nos ossos.
  • Cereais integrais- que são fontes de magnésio. Consumir 01 porção ( 100grs) por dia.
  • Laranja- rica em Selênio(antioxidante) e Vitamina C(que além de ajudar na imunidade, é necessária para absorção de cálcio). Consumir 01 unidade por dia.
  • Sementes de linhaça e abóbora- fontes de cálcio e tirosina que ajudam o metabolismo.Consumir 1/2 xícara pelo menos 02 vezes por semana.

Alimentos que devem ser evitados:
  • Soja -Possui  isoflavonas que interferem na absorção do Iodo.
  • Brócolis, repolho, couve-flor, mostarda, amendoim, rabanete, nabo, espinafre, couve de bruxelas. Estes alimentos são bociogenicos ou seja interferem negativamente na produção dos hormônios, quando consumidos crus. Se forem cozidos ao vapor , neutraliza este efeito bociogenico. Podem ser consumidas ocasionalmente e não diariamente. 







terça-feira, 16 de julho de 2013

Obesidade



É o excesso de tecido adiposo associado ao aumento de peso. Baseado em tabelas de peso ideal e idade, se faz o cálculo do percentual de peso acima ou abaixo do considerado adequado.
Esta patologia está relacionada com a menor expectativa de vida em todos os grupos de populações.
A necessidade da correção de um caso de obesidade não está apenas no fato de eliminarmos um contratempo estético, mas sobretudo, nas patologias como diabetes, cardiopatias,pressão alta, problemas nas articulações, e até algumas formas de câncer que estão relacionadas como fator de risco.
O tratamento dietoterápico do paciente obeso fundamenta-se na perda do potencial energético, às custas de um regime alimentar hipocalórico.]

A redução calórica requer critério e acompanhamento de profissionais aptos ao desempenho desta função. 

O cálculo de um regime alimentar deve ser individualizado, uma vez que as necessidades energéticas de cada organismo variam segundo fatores como: idade, altura, sexo, atividade físicas.


A terapia nutricional do paciente obeso tem como objetivos:
  1. Reduzir o peso através de dieta hipocalórica;
  2. Atender ás necessidades do paciente, no que diz respeito aos aminoácidos essenciais, ácidos graxos, vitaminas, sais minerais;
  3. Introduzir bons hábitos alimentares. O paciente deve mudar seus hábitos e não somente reduzir as calorias por um certo tempo;
  4. Elaborar uma dieta compatível com as condições sócio-econômicas do paciente;
  5. Atender aos horários e locais onde o paciente realiza suas refeiçoes;
  6. Manter o peso obtido após a conclusão do tratamento.
A essência da dieta de um paciente obeso está no conhecimento do valor calórico dos alimentos e na escolha de um padrão alimentar que atenda as necessidades nutricionais


Atenção e cuidado:  A todo momento, novas propostas de dietas para perda de peso são lançadas, algumas com a possibilidade de serem seguidas por curto período , outras porém incompatíveis com a boa condição nutricional. 

Lembre-se: Não existe milagres!  Para manter o peso dentro do desejável, a melhor opção é ter uma dieta balanceada com a prática regular de  atividade física.




Fonte: Terapia Nutricional

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Correr faz mal para os joelhos? Talvez não...

Durante um impacto, nossos joelhos sofrem uma carga de aproximadamente 8 vezes nossa massa. Uma pessoa de 90kg sofre um impacto de 720kg nos joelhos, passo após passo.

Naturalmente pensamos que, durante muito tempo praticando corrida, isto pode de alguma maneira afetar a saúde dos joelhos.

Entretanto, uma pesquisa pela Universidade de Stanford nos EUA, realizada com mais de 1000 corredores e não corredores, mostra que no longo prazo nenhum dos voluntários apresentou nenhum tipo de problema. Na verdade, os problemas que apareceram foram os mesmos tanto nos corredores, como nos não corredores.
Além disso, foi constatado que as chances de qualquer "avaria" foi 39% menor em quem praticava corrida.

Entretanto, isto não significa que não existem riscos na corrida. Correr de forma errada pode causar micro lesões nas articulações dos joelhos. Por isso é importante ter o tênis adequado e procurar a orientação de profissionais, para evitar quaisquer problemas futuros.




Fonte: time.com Fry, Dec. 25, 2009

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Vinhos -2ª parte


Temperatura Ideal:  Cada vinho deve ser servido em determinada temperatura , a qual  deve ser rigorosamente respeitada. Quando está muito quente adquire um sabor impróprio, quando muito frio, perde seu aroma. 
  • A temperatura dos vinhos para antepastos ou peixe varia entre dez à doze graus;
  • Espumantes entre cinco e oito graus; 
  • Os vinhos para sobremesa por volta dos quinze graus;
  • Os vinhos para assados, devem ser servidos sempre à temperatura ambiente.

Vinho e a  Comida:
  • Antepasto: Vinho branco e rosado, delicados e leves
  • Frutos do mar,ostras, salmão e crustáceos: Vinho branco seco,espumante seco e champanha brut
  • Caldo grosso: Vinho tipo madeira, sherry
  • Sopa: Vinhos brancos secos de graduação elevada
  • Sopa de peixe: Vinhos brancos aveludados, ligeiramente adocicados;
  • Assado de carne branca , aves e carnes cozidas: Vinhos tintos, não muito fortes;
  • Assado de carne vermelhas, caça: Vinho tinto, generoso e de boa safra;
  • Frituras de peixe:Vinhos brancos, secos ou rosados;
  • Frituras de carne: Vinhos tintos ou rosados bem forte
  • Doces: Vinhos doces, licorosos, espumante seco, champanha brut
  • Saladas, conservas, alimentos picantes: Não devem ser servidos com vinhos, prefira sempre  água.


Aprecie bons momentos , com  um bom vinho!




Fonte: Talheres de ouro


Você sabia que a pimenta...

ajuda a estimular seu metabolismo?


Um estudo revelou que a pimenta derrete os estoques de energia acumulados no organismo pois ao ser digerida, aumenta a temperatura do nosso corpo, obrigando o organismo a gastar mais calorias. Segundo o estudo, cada grama ingerida provoca a queima de 45 calorias.

Além disso, a pimenta é um estimulador do nosso analgésico natural, as endorfinas, ajudando a atenuar dores de cabeça e no corpo.

As informações são de Paul Bosland, co-fundador e diretor da New Mexico State University's Chile Pepper Institute.


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vinhos- 1ª parte



É a bebida resultante da fermentação do suco da uva. Na casca da uva , na película das uvas pretas  e principalmente nas sementes , é encontrado um polifenol( resveratrol) antioxidante. Quando o vinho é produzido, as cascas ficam em contato com o sumo das uvas, concentrando o polifenol. Este polifenol, traz como beneficio a redução do LDL(colesterol ruim) e o aumento do HDL(colesterol bom), com isto ocorre uma redução de riscos de acidentes cardiovasculares e derrames cerebrais. Portanto, tomar uma dose diária de vinho, ajuda na sua saúde.

Quanto tomar? 
  • Para se beneficiar do resveratrol, tomar 150 ml diários, são suficientes . Mas sempre é bom consultar um profissional da saúde , para estabelecer se você pode beber vinho  e qual a melhor quantidade para sua condição física.

Tipos de Vinhos: Os vinhos dividem-se, geralmente, em quatro categorias: vinhos para refeição em geral, para assado, peixes e sobremesa.
O vinho para refeição :é o vinho branco ou tinto que não é excessivamente alcoólico e pode ser bebido sem receio porque não sobe.
O vinho para assados: é tinto , dotado de sabores particulares, alcoólico e aveludado.
O vinho para peixe:  é branco, auxilia na digestão do peixe, cujas substâncias proteicas não se dissolvem com facilidade no tanino contido em alta porcentagem nos vinhos tintos.

Vinho para sobremesa: é licoroso, doce ou frisante.

Cada  vinho deve ser servido em copo apropriado,  colocado até 3/4 de seu volume total . Os copos devem ser sempre transparentes a fim de permitir que a cor do vinho seja observada.

No próximo post, falaremos sobre a temperatura ideal, os tipos de vinhos x pratos .   Aguardem!!!!!











Avaliação Nutricional - Exemplo

Olá!

Recebemos muitas dúvidas por e-mail sobre como funciona nossa avaliação nutricional de cortesia. Para esclarecer as dúvidas de nossos leitores, mostramos neste post como é o relatório oferecido pelo LiNutri.

Lembrando sempre que suas informações são confidenciais e não são compartilhadas com ninguém. Você recebe a avaliação por e-mail.

Abaixo temos um exemplo de avaliação para uma pessoa fictícia do sexo masculino.

Idade: 27
Peso: 90
Altura: 1,78 m
Atividade Física: Baixa



Gostou?
Solicite sua avaliação grátis preenchendo o formulário à esquerda do blog e receba em seu e-mail!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Alimentos desintoxicantes


A desintoxicação consiste em eliminar  as toxinas  acumuladas no organismo, após ingestão excessiva ou não de alimentos. Estas toxinas são provenientes de aditivos, conservantes, corantes e até mesmo do ar.
Podemos desintoxicar o organismo de maneira natural e saudável, com as frutas e grãos, ricos em vitaminas, sais minerais, aguá e fibras.

Frutas desintoxicantes: 

  • Abacaxi-  Fruta suculenta, com grande quantidade de água e fibras. Facilita a digestão, diurético,  desobstrui o fígado;
  • Melancia- Composta por 90% de água- hidratante natural e delicioso. Diurética;
  • Maçã- Excelente valor nutritivo, adstringente. Ajuda a reduzir colesterol do sangue. Antiácida, dissolvem ácido úrico que retém líquidos no organismo;
  • Laranja- Auxilia no bom funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço.

Outros Alimentos como:

  • Salsão: È digestivo e refrescante, além das vitaminas. Favorece o transito intestinal;
  • Gengibre: É rico em fibras, digestivo e refrescante. Alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo.
  • Couve: Rica em ferro, ajuda na formação da hemoglobina e transporta oxigênio para os tecidos.
  • Berinjela: Nutritiva, digestiva e laxante; 
  • Hortelã: Rica em vitaminas A,B,C e minerais( cálcio, fósforo, ferro e potássio). Estimula a digestão


RECEITA DE SUCO DESINTOXICANTE:

  1. 2 folhas de couve
  2. 2 talos de salsão
  3. 01 rodela média de abacaxi
  4. 8 folhas de hortelã
  5. 01 fatia de gengibre
  6. 150ml de água de coco
Mode de Preparo: bater tudo no liquidificador. Coar , se necessário.  


Suco desintoxicante e digestivo:

1- 01 xícara ( chá) de abacaxi picado
2- 01 cenoura 
3- 01 xícara (chá) de talos de erva doce
4- suco de limão e raspas da casca

Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador com 1/2 copo de  água ou água de coco. Evite usar adoçante ou açúcar.