Publicidade

terça-feira, 25 de junho de 2013

Importância do café da manhã


É uma refeição importantíssima para começar bem o dia, mas infelizmente, a grande maioria das pessoas pulam esta primeira refeição. Pular o café da manhã, diminui o rendimento intelectual e a resistência física.

Por que é a refeição mais importante? Porque rompe um longo período de jejum. Durante o sono, o organismo continua trabalhando, ou seja mantendo as funções básicas como respirar,  funcionamento circulatório, o funcionamento cardíaco, tudo isto gasta energia. E o café da manha , irá repor estas energias através dos alimentos . Ficar longo período em jejum , atrapalha o controle do peso, pode até favorecer o aumento do mesmo, pois o hormônio da fome ( grelina) aumenta quando há privação alimentar por longos períodos.

Composição do café da manha:
  • Leite e derivados: Importante fonte de proteinas ( reparação e construção dos tecidos)  e cálcio( formação  e manutençaõ dos ossos).
  • Cereias : Fonte de fibra, que atua no bom funcionamento intestinal.
  • Pães- Fonte de energia e fibras ( se for integral).
  • Sucos ou frutas: Fonte de vitaminas,sais minerais e fibras- importantes para manutenção  e desenvolvimento de cada célula.

A maioria das crianças que estudam no período da manha, deixam de tomar o desjejum ( café da manha) e muitas vezes ,não tomam o lanche intermediário ao almoço, ficando todo este  período sem comer nada  ou tomam somente um achocolatado.
Na infância e adolescência , as necessidades de vitaminas e sais minerais são maiores por causa do crescimento, e uma deficiência nesta fase , pode trazer problemas muitos sérios.
Não consumindo o café da manha, o organismo não terá os nutrientes fornecidos pelos alimentos acima citados, ficando desta forma "defasado" , uma vez que ao longo do dia, estes nutrientes não serão  repostos nas outras refeições.


Lembre-se que o café  da manhã é :

1-Fundamental para repor as energias e nutrientes;
2-Aumenta a resistência física;
3-Aumenta o rendimento intelectual;
4-Equilibra a dieta alimentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário