Publicidade

sábado, 1 de junho de 2013

Vida Saudável: Alimentos Integrais

Alimentos Integrais X Refinados

Alimentos Integrais: São aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, que não sofreram alteração na sua estrutura. São ricos em vitaminas, minerais e fibras. Exemplo de alimentos integrais: Arroz, Açucar mascavo, Farinhas( trigo, aveia, cevada, centeio).

Alimentos Refinados: São aqueles que no processo de industrialização, perdem a casca,  a película do grão, onde se concentram todas as vitaminas, minerais e fibras.


Em relação às calorias os 02 tipos apresentam calorias semelhantes. Mas os alimentos integrais ,possuem grande quantidade de vitaminas do complexo B, fósforo , ferro e fibras.
Vantagens da ingestão de Fibras:
Previnem  a constipação intestinal, o excesso de colesterol no sangue , a obesidade, e a diabetes.  

  • As fibras quando ingeridas, geram saciedade (sensação de estar cheio), pois absorvem maior quantidade de água e formam um gel, permanecendo mais tempo no estomago,com isto, ingerimos menor quantidade de alimentos,  auxiliando desta forma no emagrecimento. 
  • As fibras , no intestino, absorvem as móleculas de gordura e produzem compostos , que normalizam a sintese de colesterol. 
  • Regulam os niveis de açucar no sangue, pois promovem a liberação mais lenta e constante da glicose. 
  • Evitam a constipação intestinal , pois dão volume ao bolo fecal, facilitando sua passagem pelo intestino.
Os alimentos integrais , por serem ricos em fibras, exigem uma maior mastigação, consequentemente melhor, tornando a digestão mais fácil  e os nutrientes são melhores aproveitados.




2 comentários:

  1. Olá Elisete. Você sabe se o sono afeta minha facilidade de perder peso? Tem um post sobre isso?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Ola, Jonas.

    Quem quer perder peso, além de cortar as calorias, praticar atividades fisicas, deve dormir bem, isto é fato! A privação do sono, mesmo que em curtos periodos de tempo, segundo pesquisadores,podem atrapalhar na perda de peso. Ainda segundo os pesquisadores, a restrição do sono causa um aumento dos níveis de grelina no sangue. É um hormônio que reduz o gasto de energia, estimula fome e a ingestão de comida, promove a retenção da gordura e aumenta a produção de glicose no corpo. Ou seja, dormir mal, atrapalha na perda de peso.
    Espero que tenha respondido sua pergunta.
    abs,

    ResponderExcluir